domingo, 11 de maio de 2008

PALAVRAS E EXPRESSÕES USADAS NOS PORTOS E NAVIOS

Palavras sobre o porto

Atracação
Corresponde à operação de encostar o navio no cais, onde vai carregar ou descarregar a carga. A operação geralmente é feita com a ajuda de navios rebocadores.

Cais
Corresponde à faixa que fica na beira da água, onde estão os guindastes, a via de circulação e a muralha onde os navios encostam quando estão atracados.

Canal do estuário ou do porto
Corresponde ao canal de mar que dá acesso ao porto. Fundeio - Corresponde à operação de ancorar o navio, em áreas apropriadas e livres de ventos e mar fortes, onde aguardam ordem para atracação. Quando se diz que um "navio está fundeado", estamos dizendo que ele está ancorado ainda fora do porto.

Palavras sobre os navios
Amurada
a lateral do navio, mais exatamente, a proteção entre o convés e o mar, que serve para a segurança de passageiros e tripulantes.

Linha d´água
É a marca que distingue a parte do navio que fica submersa quando ele está totalmente carregado, da que ficará fora da água. Em geral é fácil perceber a linha d´água porque ela é pintada de cor diferente.

Proa
Corresponde à frente do navio, em geral em formato de cunha para facilitar a navegação.

Popa
Corresponde à traseira do navio, em geral em formato arredondado e onde se instalam as cabines de tripulantes e a ponte de comando, que é a sala onde ficam os equipamentos para pilotagem.

Bombordo e estibordo
Ficando de frente para a proa do navio, ao seu lado direito estará o bombordo e de seu lado esquerdo, o estibordo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES