segunda-feira, 1 de setembro de 2008

AÇORES - PORTOS

PORTOS DOS AÇORES
"O Governo Regional dos Açores tem mantido um olhar atento sobre as infra-estruturas portuárias e investido continuamente para as melhorar", afirma Carlos Adalberto Silva, presidente da Portos dos Açores S. A., salientando a importância desta política dada a descontinuidade geográfica das ilhas e a sua dependência do abastecimento via mar.De entre os investimentos efectuados pelo Executivo nos últimos anos figuram o reequacionamento dos portos das Lajes das Flores, de S. Roque do Pico e da Praia da Vitória, na Terceira, os quais foram destruídos pelo mau tempo; a construção do terminal de passageiros e da marina, em Santa Maria; a ampliação do parque de contentores e construção da nova via de acesso ao porto das Velas de S. Jorge; as Portas do Mar em S. Miguel, entre outros. De acordo com Adalberto Silva, perspectivam-se investimentos no porto da Horta, Faial, "mais concretamente para construção de um cais e gare de passageiros e para o reequacionamento do molhe comercial por forma a alojar navios de maior porte, sobretudo cruzeiros". "Já foi lançado o concurso para a segunda fase do reequacionamento do cais ferrie e construção de edifício de apoio em Vila do Porto", explica ainda.Sobre o movimento de navios e cargas nos Açores, Adalberto Silva refere que se registou, em 2007, uma diminuição no número de escalas e um aumento no volume de carga, ou seja, os contentores têm mais capacidade de armazenamento. O número de estadias nos portos também decresceu. "Os meios são cada vez eficazes e fiáveis, como tal as avarias são diminutas e os navios fazem as suas operações sem grandes oscilações", explica Adalberto Silva.Movimentaram-se, em 2007, 3 milhões e 33 mil toneladas de carga, número que representa um crescimento de 6,15% face o ano anterior. "A carga contentorizada registou um incremento de 3,55%. O número de contentores cresceu 1,7%", afirma o responsável pela Portos dos Açores. Ainda relativamente à carga, o volume de granéis sólidos cresceu 19,96%. Quanto aos granéis líquidos, fundamentalmente combustíveis, registou-se um decréscimo de 2,13%, dado o "aumento do recurso às energias renováveis". A carga geral registou um incremento de 10,27%. Adalberto Silva explica que 63% da carga que chega aos Açores fica em S. Miguel. De referir, ainda, que 30% dos contentores que chegam ao Arquipélago partem para o Contnente com produtos para exportação.
Portas do Mar deixam marca positivaAdalberto Silva é de opinião que o empreendimento Portas do Mar veio contribuir para prestar um melhor serviço aos passageiros dos ferries inter-ilhas e dos cruzeiros. "Até então as operações eram feitas no porto comercial, com as dificuldades que conhecemos. O cais era preparado e as operações cuidadosamente planeadas. Mas não nos podemos esquecer que o resto do porto não parava. Por vezes, as operações eram feitas em simultâneo com a movimentação de contentores e granéis", explica. Além disso, prossegue, "os passageiros não gozavam das melhores condições. Não havia um espaço estritamente destinado a eles. Com as Portas do Mar há novas facilidades, mais conforto e segurança e mais possibilidades de deixar uma marca positiva junto daqueles que circulam no interior dos Açores e dos que nos visitam".
Mais informação em http://www.pa-sgps.pt

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