sexta-feira, 26 de setembro de 2008

DIA MUNDIAL DO MAR


A importância da International Maritime Organization (IMO), que está agora a celebrar 60 anos de existência, foi o principal tema da Jornada Temática "Do Titanic ao Queen Victoria - Mais Segurança, Melhor Ambiente, num Mar de Papel", inserida nas Comemorações do Dia Mundial do Mar, na sessão solene que decorreu no Centro de Controlo de Tráfego Marítimo, em Paço de Arcos.
A temática do "mar de papel" foi analisada em dois painéis. Num primeiro, Natércia Cabral e José Maciel, ambos do Instituto Portuário e de Transportes Marítimos (IPTM), apresentaram algumas das questões mais pertinentes sobre a legislação da IMO, e Emilio Baúza, da European Maritime Security Agency (EMSA), destacou o papel da Agência Europeia sediada em Lisboa. Num segundo momento, o tema foi abordado a partir de diferentes perspectivas: de uma companhia de navegação, pela voz de Teresa Quintinha, da Portline, de uma sociedade classificadora, a cargo de Manuel Castro, da ABS, e da indústria marítima, num discurso de Frederico Spranger, da Associação das Indústrias Marítimas. A responsável pela área de pessoal reconheceu que "o mar de papel já faz parte da nossa actividade", mas mostrou-se mais preocupada com "o mar de gente" que se desloca a um navio enquanto este está atracado. Já para Spranger, um dos principais problemas é "a influência dos armadores junto das sociedades classificadoras". Em jeito de conclusão, Joaquim Coelho, da Associação de Armadores da Marinha Mercante e moderador da sessão, lembrou que muitas destas situações podem vir a mudar com o terceiro pacote de medidas de segurança (Erika III).
Ainda no âmbito das comemorações e atendendo à escassez de recursos humanos que se tem vindo a sentir no sector, o IPTM apostou este ano num trabalho conjunto com escolas e autarquias para a promoção e divulgação das profissões do mar, uma iniciativa que foi louvada entre os presentes.
Foram ainda entregues os prémios do concurso de fotografia "Dia Mundial do Mar", para o qual foram recebidos mais de 300 trabalhos. As comemorações do Dia Mundial do Mar integram este ano um vasto programa, que pode ser consultado em www.imarpor.pt.
Informação colhida através de / Text Copyrights: Cargo News

Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES