segunda-feira, 6 de outubro de 2008

APL - NOVA SEDE


A Administração do Porto de Lisboa (APL) está a preparar-se para lançar até ao fim do ano o concurso para a construção da sua nova sede em Algés, adiantou o seu presidente, Manuel Frasquilho. A obra vai representar um investimento da ordem dos 18 milhões de euros. Também em preparação está o concurso para a construção e exploração de um parque de estacionamento na zona do Cais Sodré.
O objectivo é complementar a oferta de lugares para os funcionários das Agência Europeia de Segurança Marítima e do Observatório Europeu da Droga e Toxicodependência. A entrada em funcionamento das agências europeias na zona está prevista para o início de 2009 (ver edição impressa do último sábado, dia 27).
Além da grande procura que existe no local, o novo parque torna-se também necessário porque as agências, que deverão ter cerca de 400 pessoas, só têm um parque próprio de 180 lugares. A APL quer conceder a construção e exploração do futuro parque, com reserva de lugares para os funcionários.
A construção de uma nova sede torna-se necessária pela expansão do terminal de contentores da Tertir. A ampliação prevê que sejam demolidos, faseadamente, os actuais edifícios nas zona de Alcântara, como o Vasco da Gama onde se situa o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos. O IPTM será realojado na actual sede da APL.
No ínicio da segunda quinzena de Outubro será assinado o contrato de concessão com a Tertir (grupo Mota-Engil), que prevê a ampliação do terminal de contentores de 350 mil para um milhão de TEU (medida equivalente a um contentor de 20 pés). Para o próximo sábado está também prevista a chegada do primeiro navio da ligação semanal Xangai-Lisboa. A inauguração desta linha resulta dos acordos assinados entre os governos português e chinês durante o ano passado.
Como não existem alterações de fundo à rede rodoviária e o desnivelamento do nó ferroviário de Alcântara ainda vai demorar a estar concluído, a APL criou uma alternativa para reduzir o previsível aumento do tráfego de pesados. O viaduto de Alcântara será mantido. Está a ser posto em prática um sistema de transportes por barcaça até às plataformas logísticas de Castanheira do Ribatejo ou da Bobadela. Manuel Frasquilho adiantou ainda que estão a decorrer negociações com as plataformas logísticas de Madrid e Vigo para fazer a integração desta ligação.
1-O contrato para a ampliação do terminal de contentores, em Alcântara, deve ser assinado no início da segunda quinzena deste mês.
Informação colhida através de / Text Copyrights: aeiou.expresso.pt

Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES