sexta-feira, 10 de outubro de 2008

CONTENTORES ESTAGNAM EM LEIXÕES NO MÊS DE SETEMBRO

O movimento de contentores em Leixões manteve-se, em Setembro, ao nível do ano passado. Desde Janeiro, o saldo é agora de 6%, para a casa dos 337 mil TEU.

Sem surpresa, a actividade da TCL está a ressentir-se do forte abrandamento da economia internacional. Depois de em Agosto ter sofrido uma quebra de cerca de 5% na actividade, a concessionária do terminal de contentores de Leixões encerrou Setembro praticamente “flat”, com uma subida marginal (menos de 1%) no número de movimentos (23 337) e uma quebra ainda mais pequena no total de TEU (35 676).

Ainda assim, e por força do primeiro semestre muito forte, a TCL acumula um crescimento de 6,1% em TEU (6% em unidades), relativamente aos primeiros nove meses de 2007, com um total de 337 298 TEU movimentados.

Resta agora saber como decorrerá o último trimestre do ano, sendo certo que, no mês corrente, a comparação com Outubro de 2007 será sempre prejudicada pelo facto de, há um ano, a concessionária ter registado o seu melhor mês de sempre, na casa dos 40 mil TEU, “ajudada” pelo desvio de cargas do porto de Lisboa, que então esteve alguns dias paralisado.

Desde o início da concessão, em 2000, a TCL tem estabelecido sucessivos recordes de movimentação de contentores. No ano passado, superou os 430 mil. Este ano, nas actuais circunstâncias, o objectivo será, na melhor das hipóteses, passar os 450 mil.
Informação colhida através de / Text Copyrights: Transportes & Negócios
Não podemos deixar de ignorar a presente conjuntura Internacional.
Colapso financeiro em Wall Street.
Crise petrolífera.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES