sábado, 18 de outubro de 2008

ISCIA ESPERA LUZ VERDE PARA MESTRADO EM GESTÃO PORTUÁRIA

O Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA), sediado em Aveiro, prepara-se para lançar um curso de Mestrado sobre a temática da gestão portuária, para o que somente aguarda a aprovação do MCTES - Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior.Entretanto, aquele instituto continua a ministrar a Pós-Graduação em Logística e Gestão Portuária, numa parceria que engloba a APA - Administração do Porto de Aveiro, a UFP - Universidade Fernando Pessoa e a LS Luís Simões SA, assim como a EN - Escola Naval e a APG - Autoridad Portuária de Gijón (Espanha).
Esta edição do curso que integra 26 alunos, dos quais um director portuário angolano e uma economista ucraniana, deverá terminar por meados de Janeiro de 2009.
Já foram visitados os portos de Leixões, Aveiro e Figueira da Foz e a plataforma logística da LS de Gaia, em Portugal, e os portos de Vigo e de Gijón, em Espanha.
No próximo mês de Novembro os alunos visitarão os portos de Lisboa e de Sines e, espera-se, o porto de Setúbal em Janeiro.Estão já abertas as inscrições para uma nova edição do curso, que começará em meados de Março 2009 e integrará inovadores módulos formativos, da responsabilidade de E3S - European School of Short Sea Shipping, a bordo de navios operadores do transporte marítimo de curta distância.
Informação colhida através de / Text Copyrights: Cargo News

4 comentários:

Anónimo disse...

Terminada a pós-graduação em Logística e Gestão Portuária, será que já temos a tão desejada luz verde para o Mestrado em Gestão Portuária.
Toda esta demora na publicação da aprovação parece ter uma intenção; valorizar o Mestrado da ENIDH, colocando as outras instituições em segundo plano.
Será trabalho de lobby ou interesse politico ?

JOSÉ MODESTO disse...

Caro António Peralta, em primeiro lugar grato por participar e ter conhecimento do meu Blog...ele é SEU também.
Pertinente e Inteligente esta sua questão, vou-lhe responder da seguinte forma e gostaria que considera-se esta resposta meramente Pessoal:
Na minha opinião será Lobby e Interesse Politico...No shipping como deve calcular tudo acontece de uma forma não muito clara, mas sempre com vários condicionalismos!!!
Se reparar nos vários artigos que disponibilizo no meu blog, os mesmos têm uma vertente de ensino, apesar de algumas mensagens serem públicadas em várias publicações e transcritas para o meu blog, o shipping sempre foi uma área de Lobby para alguns.Nem sempre na nossa área as pessoas tinham tempo para se disponibilizarem para o ensino...durante o meu percurso de shipping muita coisa era escondida, as razões são várias...tipico dos Portugueses...o melhor fica sempre para nós.
Agora dando resposta concreta á sua Inteligente pergunta: Veja quem são os gestores de algumas agências de Navegação ou Transportes?? por onde passaram?? qual a entidade formadora??

Acho que já respondi á sua pergunta...
Volte Amigo é com estas suas perguntas que poderemos mudar para melhor e com uma lógica perfeitamente partilhada podemos fazer melhor.

Saudações Marítimas
José Modesto

Anónimo disse...

Boa tarde!
Ao pesquisar sobre shipping deparei-me com este blogue onde tenho fundeado a minha mente por largas horas.
No passado soube de uma formação que haveria a bordo de um navio sobre short sea shipping. Ao tentar informar-me foram negados os esclarecimentos e feitas outras propostas na capital do país.

Agora entendo o que se passou, o que eventualmente se possa estar a passar.

Seria bom este mestrado ser ministrado em Aveiro, muito bom.`
É bom quando os utilizadores de um serviço podem escolher, estabelecimentos de ensino, zonas geográficas, docentes. Não fossem os interesses dos docentes e dos discentes que fazem os estabelecimentos de ensino!

Vou fundeando e atracando por aqui, afinal temos de ir acreditando, e acredito neste bom porto de formação e experiência.


Sinceros cumprimentos,

Ana Ferráz

JOSÉ MODESTO disse...

Olá Mª.Ana Ferráz, grato pelo seu comentário, considere por favor este blogue também seu.
Efectivamente e como disse esta área do Shipping lamentavélmente é muito restrita, a criação deste blogue visa combater essa restrição...no meu dia-a-dia vou colocando informação que considero importante e assim passar a mensagem para todos aqueles que abraçam a nossa ARTE o Shipping.

Caso necessite algo que possa não encontrar no meu blogue, envie-me um e-mail que tenho todo o prazer em lhe responder.

Aproveite e aprenda, eu todos os dias aprendo sempre algo, e como sou uma pessoa aberta...passo imediatemnte a mensagem para que outros a possam aprender.

Volte sempre e disponha.

Saudações Marítimas
José Modesto

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES