quarta-feira, 22 de outubro de 2008

PORTUGAL E FRANÇA DESAFIAM INTERESSES NAS AE DO MAR



Os governos de Portugal e França lançaram um convite à manifestação de interesse para o lançamento de uma ou mais AE do Mar entre os dois países. O prazo para a entrega dos dossiers termina a 1 de Dezembro. O próximo passo será o lançamento de um concurso para a escolha de projectos para serem apoiados.

Cerca de um mês e meio é o tempo que os potenciais interessados no lançamento de serviços de AE do Mar entre Portugal e França têm para manifestar tal interesse. Não se trata ainda de escolher o serviço, ou serviços, que poderão beneficiar de apoios estatais, mas antes de “tomar o pulso” ao mercado e avaliar do real interesse e disponibilidade para alinhar na empresa dos possíveis actores (armadores, carregadores, operadores de terminais, transportadores, autoridades locais, etc).

De acordo com o convite agora lançado, em causa estarão serviços de AE do Mar para cobrirem os corredores Leixões/LisboaLe Havre/Rouen, Leixões-Nantes/Brest e Sines/Lisboa-França-Itália Mediterrânica.

No primeiro caso, tratar-se de potenciar o desenvolvimento dos respectivos hinterlands e massificar as trocas, enquanto nas ligações entre Leixões e Nantes/Brest se pretenderá complementar o serviço da Transmediterrânea entre Vigo e Nantes. Já na ligação a Sul, Sines/Lisboa-Toulon ou Marselha a ideia é capitalizar o crescimento de Sines como porto de transhipment, oferecendo um serviço sobre a fachada mediterrânica, a pensar também nos portos africanos.

O lançamento deste convite à manifestação de interesse é o primeiro resultado prático da actividade do grupo de trabalho marítimo franco-português, criado na sequência do encontro entre os secretários de Estado dos Transportes dos dois países, em Abril passado.

Sobre a mesa, mas ainda sem prazo para a sua concretização, está o lançamento de uma chamada conjunta para identificação de projectos que os dois países possam vir a escolher propor para financiamento comunitário no âmbito da Rede Transeuropeia de Transportes. Neste caso, visar-se-ão explicitamente projectos amadurecidos e que possam ser apresentados a curto prazo.
Informação colhida através de / Text Copyrights: Transportes & Negócios.
De facto uma grande oportunidade aos nossos armadores, bem como aos seus agentes.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES