quarta-feira, 12 de novembro de 2008

TCL ESTREIA NOVO PÓRTICO

O terminal de contentores de Leixões tem desde ontem um pórtico panamax. O investimento é do TCL. Seguir-se-á um segundo pórtico, este resultado do upgrade de um equipamento já existente.

Alguns meses mais tarde do que o inicialmente previsto, o Terminal de Contentores de Leixões iniciou ontem a operação regular do primeiro pórtico panamax, instalado no terminal de contentores Sul do porto nortenho.

Com o novo pórtico, o TCL passa a poder operar navios de maior dimensão, com capacidade de transporte na casa dos 4 000 TEU, que representam cerca de 90% da frota mundial de porta-contentores, e que podem demandar Leixões desde que a administração portuária melhorou as acessibilidades marítimas (com fundos a -12 metros e uma nova ponte móvel).

O próximo passo será o upgrade de um pórtico já instalado no terminal de contentores Sul.

O novo pórtico, além de poder operar em navios de maior porte (a sua lança pode alcançar até 40 metros (ou 13 fiadas de contentores) sobre o mar, garante também ritmos mais ráoidos de movimentação das cargas.

A instalação dos dois pórticos panamax representa a maior fatia do investimento de cerca de seis milhões de euros realizado pela empresa do grupo Mota-Engil na modernização do terminal.

O próximo grande investimento, que poderá ser anunciado ainda este ano, deverá ser a expansão do terminal de contentores sul, que está a ser negociada entre o concessionário e a APDL.

No primeiro semestre de 2008, o TCL movimentou 225 892 TEU, o que representa um crescimento de 8% relativamente ao período homólogo do ano passado.
Informação colhida através de / Text Copyrights: Transportes & Negócios

Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES