quinta-feira, 26 de março de 2009

GRÉCIA RECUA NA CONCESSÃO DO TERMINAL DE TESSALÓNICA



O governo governo prepara-se para desistir da concessão do terminal de contentores de Tessalónica, o segundo maior porto do país.

A decisão de anular o concurso para a gestão e modernização do terminal é justificada pelo facto de o único concorrente, a Hutchison Port Holdings, de Hong Kong, ter retirado a sua proposta, em Dezembro passado.

Uma joint-venture entre a Hutchison e a Alapis, uma empresa farmacêutica grega, oferecia cerca de quatro mil milhões de dólares para uma concessão a 30 anos, comprometendo-se a investir mais 635 milhões de dólares na modernização das desactualizadas instalações do terminal de contentores.

As empresas retiraram a sua proposta quando os contratos com a Autoridade Portuária da Tessalónica estavam prestes a ser redigidos. Uma decisão atribuída à desaceleração no mercado global de contentores.

Os estivadores gregos desde cedo estiveram contra a concessão a privados, recusando-se a trabalhar horas extras e aos fins-de-semana desde Janeiro de 2008, o que resultou na diminuição do tráfego de contentores do ano passado para um nível ligeiramente inferior a 239 mil TEU. Em 2007, esse valor tinha sido de 450 mil TEU.

Agora, deverá ser a Autoridade Portuária da Tessalónica, controlada pelo Estado, a modernizar o terminal de contentores.

O parlamento grego aprovou entretanto a concessão à Cosco, a concessão por 30 anos do terminal de contentores do Pireu, o maior porto do país. A Cosco propõe-se investir mais de 300 milhões de dólares para expandir a capacidade anual do terminal para os 3,7 milhões de TEU.
Fonte: Transportes & Negócios



Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES