quarta-feira, 8 de abril de 2009

NILEDUTCH SEA ART PROJECT CONCLUÍDO EM LISBOA


O navio NileDutch Kwanza foi utilizado como uma tela para artistas de grafiti. Na sua escala regular nos portos de Antuérpia, Rouen e de Lisboa, os artistas foram convidados a utilizar o NileDutch Kwanza como tela. 29 artistas holandeses, 6 belgas, 7 franceses e 5 portugueses transformaram o casco do Kwanza NileDutch num peça de grafiti.
Este projecto começou no dia 23 de Março, em Antuérpia, onde todos os artistas se reuniram para iniciar a grafitagem dos dois lados do navio. O trabalho continuou na escala do navio em Rouen no dia 26, durante as operações de carga e descarga. O último porto de escala foi Lisboa, onde o projecto foi concluído a 1 de Abril. O navio será uma exposição em navegação durante pelo menos 6 meses.Na NileDutch existe “um compromisso de longa data com as artes contemporâneas”. A empresa refere, em comunicado, que considera "importante dar a jovens artistas a oportunidade de apresentarem a sua arte. E, portanto, oferece a NileDutch Kwanza como uma tela". "Nós olhamos para o futuro com confiança. E isso é exactamente o tema que a NileDutch tem para este projecto: criatividade optimista, determinação optimista, confiança num bom futuro, uma cooperação bem sucedida. Esta mensagem acabará por ser visível nas ilustrações sobre o casco do navio"
Fonte:Cargo News.
-------
Um dos fortes Armadores regulares para Angola.

3 comentários:

Augusto disse...

Muito bom.Espero,um dia ver essa rapaziada (ou outra)também em Leixões,nos vários navios que por cá passam da linha NDS.É giro e diferente proporcionar aos amantes da Arte Graffit,a possibilidade de inovarem,nos Navios.
Assim,o nosso "ganha-pão",é,ao mesmo tempo,o divertimento dessa malta.

Abraço

Rui Amaro disse...

Será que as Grafitis também já chegaram aos navios!? Com um pouco de jeito também lá chegam as horrorosas pistagens, que ninguém entende o seu significado.
É isso e os sctusis nomes (dizem que é marketing)e os deselegantes navios de "canudo" ao lado, que últimamente têm sido construidos!
Que saudades dos navios da S.Geral, CNN, CCN, Açoreanos, Blue Funnel Line, Port Line (UK),Ellerman, Booth Line, etc. de limhas elegantes e pinturas de fazer inveja!
Valha-nos a secular Mutualista Açoreana com pintura impecável e as graciosas cores da chaminé sempre iguais desde a sua fundação.
A unica grafiti que por volta de 1960 eu vi,julgo que foi no n/m inglês LUCIAN da Ellerman Papayanni Lines, que vindo de Lisboa, sem que a tripulação tivesse dado por isso, entrou no Douro, com a seguinte pistagem no costado branco de estibordo, mais ou menos assim. "ABAIXO COM O SALAZAR". Foi uma bronca das grandes.
Saudações maritimo-entusiásticas
Rui Amaro

JOSÉ MODESTO disse...

Olá meus caros Amigos e visitantes do meu blog.
De facto este acto é novo,muitos estão de acordo e outros não, o interessante é inovar sem ferir visualmente os navios.
Estou de acordo que se façam graffits mas que os mesmos vão ao encontro do proposito... o mar... a arte do shipping e não outras áreas que nada têm a vêr co navios.

São áreas que começam a despertar, a arte Graffit já teve algum impacto, pois sei que alguns armadores concederam que alguns contentores seus fossem decorados com essa arte.

Saudações Marítimas
José Modesto

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES