quarta-feira, 15 de abril de 2009

PORTUGAL - BRASIL


Os governos português e brasileiro vão promover as vantagens e potencialidades dos portos nacionais junto das empresas brasileiras que exportam por via marítima para Portugal e para a União Europeia.

"Chegámos a um consenso quanto a divulgarmos junto dos exportadores brasileiros e empresas de logística as possibilidades que são oferecidas pelos portos portugueses para os exportadores brasileiros”, afirmou p secretário-executivo do ministério brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho.

Segundo Ivan Ramalho, que falava no final de uma reunião com a secretária de Estado dos Transportes, não ficou definido um calendário para a concretização dessas acções.

"O que está aqui em causa é que nós [portugueses] podemos oferecer cadeias logísticas mais rápidas e baratas do Brasil para a Europa e da Europa para o Brasil", afirmou Ana Paula Vitorino, sublinhando a importância de demonstrar "que através dos nossos portos é mais barato e demora-se menos tempo".

Os portos portugueses, realçou a secretária de Estado, "estão desburocratizados, têm capacidade, têm uma eficiência ao nível do que de melhor se faz no mundo e são mais baratos para várias cadeias logísticas".

Ana Paula Vitorino explicou que esta acção de divulgação dos portos portugueses juntos dos empresários brasileiros será apoiada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX) e pela embaixada portuguesa no Brasil.

"Entre Portugal e o Brasil existe um potencial de crescimento ainda bastante amplo", afirmou o secretário-executivo do ministério brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, referindo que "a utilização de portos portugueses poderá representar uma vantagem comparativa e talvez uma redução de custos".

No primeiro trimestre, as exportações do Brasil para Portugal totalizaram 171 milhões de dólares (128 milhões de euros), menos 50,6% que em igual período de 2008. Já as importações de produtos portugueses caíram 20,1% entre Janeiro e Março face ao período homólogo, totalizando 84 milhões de dólares (62,9 milhões de euros), segundo a mesma fonte.

Na visita que está a fazer ao Brasil e à Argentina, a secretária de Estado dos Transportes é acompanhada pelos presidentes dos principais portos nacionais.

Fonte: Transportes & Negócios.

-----

Ainda esta semana falei da Importancia de participarmos neste género de eventos:


Faça Clique acima.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES