segunda-feira, 20 de abril de 2009

SET FAZ BALANÇO POSITIVO DA VISITA AO BRASIL E ARGENTINA

A secretária de Estado dos Transportes fez um balanço “altamente positivo" da visita de uma semana que fez ao Brasil e à Argentina.

De acordo com Ana Paula Vitorino, a visita “superou as expectativas” e teve como resultado "a consolidação do interesse manifestado por parte dos governos", o que resultará "na assinatura, a curto prazo, de vários protocolos de colaboração", a nível comercial e empresarial.

"Existem perspectivas de colaboração das nossas empresas quer no Brasil, quer na Argentina, assim como também existe a perspectiva de utilização dos nossos portos por parte das empresas exportadoras" de ambos os países, afirmou Ana Paula Vitorino.

A missão empresarial liderada pela secretária de Estado dos Transportes era composta pelos presidentes dos cinco maiores portos nacionais - Sines, Leixões, Lisboa, Aveiro e Setúbal - e pela presidente do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), Natércia Cabral, além dos presidente da CP, EMEF e Metro de Lisboa.

No Brasil, os governos acordaram assinar, até ao final do ano, um protocolo de cooperação na área dos transportes, que abrangerá projectos como a Alta Velocidade ferroviária, a rede ferroviária convencional, a logística e as concessões rodoviárias.

Os governos dos dois países comprometeram-se também a promover os portos portugueses junto das empresas brasileiras que exportam produtos por via marítima para a União Europeia.

Em Buenos Aires, a CP e a Secretaria de Estado dos Transportes da Argentina assinaram dois contratos e um protocolo para o fornecimento de material ferroviário recuperado em Portugal pela EMEF, no valor total de 41,3 milhões de euros.

Os dois contratos, no valor de 21,3 milhões de euros, prevêem o fornecimento de dez Unidades Triplas Eléctricas (UTE), 20 locomotivas, 58 carruagens e dois furgões. O protocolo estabelece que nos próximos 180 dias pode ser acordado o fornecimento de cerca de 40 locomotivas e 50 carruagens, no valor de 20 milhões de euros.

A deslocação à capital da Argentina ficou também marcada pela assinatura de um protocolo para a concretização do projecto de modernização da linha ferroviária de San Martin. O projecto, que representa um investimento de 125 milhões de euros, será desenvolvido pelo consórcio português composto pela Ferconsult, Efacec, Somafel e Ferrovias.

Foram também iniciados contactos para a criação de uma parceria entre a EMEF e a congénere argentina, a EMAPA, para a manutenção do material circulante adquirido à CP.
Fonte: Transportes & Negócios.
Lembro do post colocado á dias no meu blogue:
-----
É sempre Importante a presença dos nossos operadores bem como as nossas entidades oficiais neste tipo de eventos.
Precisamos de divulgar as nossas actividades na área do Shipping.
Exportar é garantir emprego.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES