sexta-feira, 24 de abril de 2009

TAXA DE FRETE DE NAVIOS DE GRANÉIS A RECUPERAR


O Baltic Dry Índex, que reflecte os preços de afretamento dos navios graneleiros, saltou mais 70 pontos no último dia da terceira semana de Abril, alcançando os 1 604 pontos, com ganhos em todos os sectores. Uma vez mais os panamaxes foram as "estrelas", com o índice relativo a pular 132 pontos, para os 1 413. Mas tal como nos restantes índices bolsistas, a fragilidade é mais que óbvia, com a alta volatilidade a ser norma. No entanto, é de assinalar a interessante subida do preço dos fretes, cujo indicador tocou nos 11 331 dólares, no final da referida terceira semana de Abril.O mais recente relatório semanal da prestigiada consultora Fearnley augura boas perspectivas para o mercado de navios capsize, a quem prevê um futuro de curto prazo influenciado positivamente pelos sinais de recuperação da rota Brasil/China. Estes sinais são igualmente positivos, embora em menor dimensão, na rota Austrália/China. Fearnley também augura alguma bonança no mercado dos panamax, assinalando que compradores e afretadores estão a antecipar as suas colocações de ordens, o que teve o condão de fazer subir as taxas.

… e mercado de navios usados a retomar
As coisas parecem também correr com vento pela popa no mercado da compra e venda de navios usados, a julgar pelo sucedido no passado mês de Março, assinala a Fearnley, citando o relatório (também semanal) da Weberseas, que afirma que "as boas notícias da procura de navios por parte de vários armadores, potenciada pela aceleração de tonelagem provinda do Japão. Até agora viam-se muitos compradores no mercado mas poucos negócios concluídos (e muitos abortados), devido à diferença de preços pedidos pelos vendedores e os que os compradores estavam dispostos a pagar”. Quanto mais navios entram no mercado, tanto mais os preços dos fretes deveriam cair, mas, estranhamente, os preços estão a manter-se. Há compradores dispostos a pagar os valores pedidos pelos vendedores, apesar de não ser totalmente líquido que o mercado de afretamento suporte tais preços, devido aos reduzidos retornos desta actividade
-----
Ainda esta semana publiquei no meu blog em: NOBU SU SAYS DRY BULK, COMMODITIES HAVE PROBABLY R... são bons indicadores, façamos votos para que rápidamente os mercados voltem á normalidade e consequentemente o trafêgo marítimo aumente.
As Exportações são fundamentais para o crescimento de riqueza de um País.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES