segunda-feira, 25 de maio de 2009

APL - PORTO DE LISBOA


A Administração do Porto de Lisboa (APL) venceu o "Prémio Boas Práticas no Sector Público" na vertente "Redução de Custos para o Cidadão". A APL concorreu com o seu inovador Sistema de Gestão de Resíduos de Navios, da Direcção de Segurança e Operação Portuária, a este prémio promovido pela Deloitte em colaboração com o Diário Económico, a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e o Instituto Nacional de Administração.
O projecto vencedor consiste na recolha de resíduos (sólidos equiparados a urbanos, recicláveis ou não, oleosos, esgotos sanitários e outros resíduos mais específicos, perigosos ou não) a navios, tendo por base uma plataforma informática da APL, disponível na internet 24 horas/dia, 365 dias/ano, em www.portodelisboa.pt, através da qual se gere o processo de navio em porto e à qual estão ligados os agentes de navegação, a APL e os dois operadores contratados pela APL para fazer a recolha no cais ou ao largo de todos os resíduos. Este sistema regista uma média de seis operações de recolha por dia a um total de cerca de 1.900 navios por ano, recolhendo cerca de 11.900 metros cúbicis de resíduos sólidos equiparados a urbanos, 9.240 metros cúbicos de resíduos oleosos e 2.600 metros cúbicos de esgotos sanitários.
Para a APL, "o reconhecimento agora alcançado vem ao encontro do crescente sucesso que esta plataforma informática tem tido junto dos agentes envolvidos, ao qual não são alheios o regime tarifário implementado, bem como as melhorias introduzidas anualmente, por forma a garantir a recolha, sem custos adicionais, de boa parte dos resíduos, fomentando a sua entrega mesmo por navios ambientalmente "menos responsáveis, reduzindo-se desta forma, as probabilidades de ocorrerem despejos de resíduos para o mar".
Fonte: Cargo News

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