segunda-feira, 22 de junho de 2009

TERMINAL DE CRUZEIROS - LEIXÕES

Muito se tem falado do futuro terminal de Cruzeiros de Leixões, mas alguém tem dúvida da mais valia que o mesmo vai ter no nosso País? senão vejamos:
O SECTOR:
O turismo de Cruzeiros constitui o segmento da Indústria Turística que, a nível mundial, maiores taxas de crescimento tem vindo a registar ao longo da última década. Neste péríodo assistiu-se a um aumento do número de passageiros de 3,6 milhões para 13,7 milhões. As previsões para o sector apontam para a manutenção desta tendência de crescimento, estimando-se que em 2010 se atinjam os 17 milhões de passageiros.
Esta actividade concentra-se maioritariamente nas Caraíbas, mas por diversas razões tem vindo a deslocar-se para outras regiões, com especial destaque para a Europa, e particularmente para o Mediterrâneo, que constitui actualmente o segundo grande destino mundial.
O Turismo de Cruzeiros apresenta, enquanto sector de actividade, algumas especificidades, sendo de destacar, entre outras, as seguintes: os portos que recebem Cruzeiros podem funcionar como escala (onde os navios permanecem por algumas horas) ou como turnaround (local de início e/ou fim dos cruzeiros); um destino de cruzeiros engloba, para além da infraestrutura portuária, a oferta turística em terra, a qual é fundamental para a atractividade do destino; os itenerários de Cruzeiro são alterados anualmente, o que favorece o aparecimento e desenvolvimento de alguns portos menos congestionados.

3 comentários:

Augusto disse...

Só duvida desta Obra quem for mal intencionado ou infeliz,por razões,maior parte das vezes,Políticas.
Nós,os da velha guarda do shipping e acompanhamos o nosso Porto de Mar,há décadas,sabemos a mais valia Nacional e Regional que esta maravilhosa Obra representa.
Já gostava de a ver pronta.

saudações Maritimas e um abraço:

Augusto

JOSÉ MODESTO disse...

Amigo Augusto, sempre atento.
Vai ser sem dúvida o ex.libris da nossa cidade.
Leixões precisa de um porto de cruzeiros.
Ha..não esqueçer que o protocolo diz-nos que as embarcações que estão no Rio Douro passam a estar em leixões!!!!

Saudações Marítimas
José Modesto

Mário Barros disse...

Atenção que o turismo de cruzeiros é importante no Mediterrâneo, mas estamos a falar do interior do dito cujo mar, não tanto da periferia, como é o nosso caso. Portugal pode beneficiar de um porto com capacidade para acolher grandes navios, mas com cautelas. Apenas para não termos mais elefantes brancos.
Abraço, caro José.

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES