domingo, 26 de julho de 2009



Holandeses do Damen Group nos ENVC

Os holandeses do Damen Shipyards Group foram os escolhidos pelo Governo português para parceiros estratégicos dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. O acordo de princípio foi hoje assinado.

No dia em que os ENVC baptizaram o primeiro navio de patrulha oceânico encomendado para a Marinha, o Estado rubricou com o Damen Shipyards Group um memorando de entendimento para uma parceria estratégica, ao nível da gestão dos estaleiros portugueses.

O grupo holandês detém uma rede de 30 estaleiros e instalações um pouco por todo o mundo: Suécia, R.P. China, Roménia, Cuba, Dubai, África do Sul ou Reino Unido. As suas origens remontam a 1875 e desde então já construiu mais de 4 000 navios comerciais e militares.

A construção de navios para fins militares é, de resto, o seu forte, e daí o interesse do seu know-how para a gestão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, a braços que estão com várias encomendas para a Marinha nacional.

O grupo Damen emprega cerca de 8 500 trabalhadores e realizou no último ano um volume de negócios de cerca de 1,5 mil milhões de euros.

O memorando de entendimento hoje assinado prevê apenas uma parceria ao nível da gestão dos estaleiros de Viana do Castelo. Mas o ministro da Defesa, Severiano Teixeira, admite que com o tempo se poderá evoluir para a entrada dos holandeses no capital social, mas sempre numa posição minoritária porque os ENVC manter-se-ão uma empresa pública.

Para além dos navios encomendados pela Defesa nacional, os ENVC têm em curso a construção de dois navios multipurpose (contentores e carga a granel). Recentemente a empresa foi notícia por causa de ter falhado a entrega de dois navios encomendados pela Atlântico Line para os Açores.
Fonte: Transportes & Negócios
Conheço o grupo Damen Shipyards Group, já tive a oportunidade á uns anos atrás estar na referida empresa.
Daquilo que vi na altura fiquei realmente impressionado com o referido estaleiro. Não conheçendo premonorizadamente a referida parceria, parece-me interessante esta aventura com o grupo Holandês.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES