quarta-feira, 12 de agosto de 2009

MOVIMENTO PORTUÁRIO DE LISBOA "SALVO POR ANGOLA"



O transporte de mercadorias de Portugal para Angola, que se mantém aos mesmos níveis do ano passado, é uma das principais razões para que a movimentação de contentores no porto de Lisboa não esteja a registar a forte queda que se verifica nos principais portos mundiais, constata o Jornal de Negócios. Nos primeiros seis meses deste ano, a movimentação de TEU no porto de Lisboa caiu 7%, em forte contraste com Barcelona, por exemplo, que registou um recuo de 34% e Hamburgo de 47%. O sistema portuário nacional continua a ser liderado por Sines, que movimenta perto de 40% das cargas que são processadas nos portos portugueses. No ano passado, passaram pelo porto alentejano 25,15 milhões de um total de quase 64 milhões de toneladas de cargas contabilizadas pelas cinco maiores infra-estruturas portuárias nacionais. Leixões permanece no segundo lugar do "ranking", tendo fechado 2008 com "um novo valor histórico" - 15,635 milhões de toneladas, mais 700 mil face ao ano anterior.
Fonte: Cargo News.
De facto o motor de arranque das nossas Exportações, está a ser Angola.
São vários os navios que fazem escalas regulares: Leixões e Lisboa com destino Angola. A carga contentorizada bem como as cargas convencionais fazem crescer o volume das exportações para esse país em construção que é Angola.
Esperemos que o volume de carga se mantenha, as nossas exportações são motor de arranque para a nossa economia.

A aposta deve-se centralizar no apoio ás pequenas e médias empresas.
Exportações sinónimo de criação de emprego. Apostemos nelas.

3 comentários:

Augusto disse...

É verdade sim senhor!
E agora amigo Modesto,a Grimaldi está a preparar-se para utizar a grande escala o nosso porto de leixões.Que assim seja!

Saudações Maritimas

JOSÉ MODESTO disse...

Olá Amigo Augusto, da minha parte uma só palavra...VENHAM ELES... as concorrências são e devem ser salutares.
Os nossos carregadores têm que ter alternativas. Para os nossos trabalhadores Portuários são noticias excelentes...mais trabalho, melhor para todos nós. Precisamos de ter vários motores de arranque para que as nossas Exportações criem mais postos de trabalho. Como Pais desejamos todos o melhor para os nossos filhos.

faço votos para que a crise nunca passe por eles.

Obrigado Augusto, volte sempre.

Saudações Marítimas
José Modesto

Rui Amaro disse...

A ambos
Noticias animadoras e excelentes palavras de incentivo.
Parabéns Grimaldi, Porto de Leixões, carregadores, operadores e trabalhadores portuários.
Saudações maritimo-entusiásticas
Rui Amaro

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES