quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

SEGURO DE TRANSPORTES DE MERCADORIAS

AVARIA GROSSA OU COMUM (EXEMPLO)
---
Um navio que fique à deriva por se lhe ter avariado a máquina propulsora estará à mercê do mar e do vento e, frequentemente, em situação de grande perigo.
O Comandante tomará as medidas adequadas à salvação do seu navio e do carregamento que transporta e, não raras vezes, opta por pedir reboque a outro navio que se encontre próximo ou a um rebocador.
Um serviço de reboque assim prestado assume a forma de salvamento e se tiver êxito, isto é, se o navio em perigo for levado a porto seguro, o salvador tem direito a um prémio de salvamento cujo montante será determinado em função dos valores salvos (navio e carga) e de um conjunto de outros factores, como risco envolvido e o custo da operação.
O prémio do salvamento, bem como todas as despesas e sacrificios feitos para a salvação comum do navio e do seu carregamento, vão ser repartidos pelos donos do navio e das cargas, na proporção do valor das coisas salvas e sacrificadas.
Às despesas extraordinárias e sacrificios voluntariamente feitos pelo capitão ou à sua ordem para salvação comum do navio e da sua carga, chama-se Avaria Grossa ou Comum.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES