sábado, 24 de abril de 2010

TERMINAL DE CRUZEIROS - LEIXÕES



Investimento de 49,9 milhões integra também um parque de ciências marítimas.
---

O futuro terminal de cruzeiros de Leixões já tem 60 navios com escalas reservadas para o próximo ano, dos quais 15 possuem dimensões superiores às permitidas pela actual infra-estrutura, avançou ontem na cerimónia de arranque das obras o presidente da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), Matos Fernandes.

O novo cais para cruzeiros, que faz parte de um investimento global de 49,9 milhões de euros e deverá ficar concluído em Maio de 2011, irá permitir a acostagem de navios até 300 metros, potenciando um negócio, o turismo de cruzeiros, que gera cerca de 180 milhões de euros de receitas directas. O terminal de passageiros só deverá ficar concluído no primeiro trimestre de 2013, devendo a construção iniciar-se no último trimestre deste ano.

Além do terminal de cruzeiros, o projecto compreende, ainda, um porto de recreio náutico para 170 embarcações e um cais fluviomarítimo para acostagem de barcos de passeios turísticos no Douro. O investimento global, que visa dinamizar um "cluster regional para a economia do mar", integra também o futuro Parque de Ciência e Tecnologias do Mar da Universidade do Porto, que terá unidades em diversas áreas de investigação marinha, servindo ainda como pólo de incubação de novas empresas ligadas ao mar.

Numa segunda fase do Parque de Ciência e Tecnologias do Mar, está igualmente prevista a construção de um parque industrial, nas imediações do porto de Leixões, destinado a empresas ligadas à economia do mar, que queiram beneficiar das sinergias que se vão criar no local.

Para o presidente da APDL, prioritária é também, a par do terminal de cruzeiros, a concretização da plataforma logística, "ainda até ao final de 2011"
Fonte: DN BOLSA

Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES