segunda-feira, 17 de maio de 2010

HYPERCLUSTER DA ECONOMIA DO MAR É HOJE APRESENTADO NO FUNCHAL


O Fórum Empresarial da Economia do Mar apresenta hoje no Funchal o estudo “Hypercluster da Economia do Mar”, desenvolvido pelo ex-ministro das Finanças, Ernâni Lopes, onde é realçada a importância da economia do mar para o País.
Este estudo, de que a mais recente apresentação decorreu há dias na Associação Comercial de Lisboa, realça que as actividades económicas ligadas ao mar podem representar entre os 5% e os 6% do PIB de Portugal.
O peso maior é o dos Transportes Marítimos, Portos e Logística que valem cerca de 48% do total, enquanto o efeito directo da Pesca, Aquicultura e Indústria de Pescado atinge os 42%. Segue-se a Construção e Reparação Naval (4,7%), e ligeiramente abaixo, a Náutica de Recreio e Turismo Náutico, a somarem 212 milhões de euros e com um efeito directo no PIB semelhante (4,3%).
O conjunto de actividades elencadas pelo estudo de Ernâni Lopes pode garantir mais de 180 mil postos de trabalho, representando as suas remunerações cerca 2.655 milhões de euros, com o Estado a poder arrecadar um valor superior a 1,2 mil milhões de euros em impostos.
Fonte: Cargo News

Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES