quarta-feira, 30 de junho de 2010

MOÇAMBIQUE - NOTICIAS


Portugal e Moçambique assinaram em Maputo uma acta que estabelece o plano de actividades para a cooperação em áreas como a indústria naval e os transportes aéreos, marítimos, rodoviários e ferroviários, centrada na formação.
"80% do que discutimos foi formação", disse o ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Paulo Zucula, no final de um encontro com o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações de Portugal, António Mendonça, que chegou hoje a Maputo para uma visita de dois dias a Moçambique, destinada a avaliar o grau de implementação dos acordos entre os dois países no sector dos transportes e comunicações, especialmente gestão de infra-estruturas (aeroportuárias, portuárias e ferroviárias).
Em Março último, aquando da visita a Moçambique do primeiro-ministro português, José Sócrates, foi estabelecido um memorando de entendimento entre os dois países, prevendo expandir a cooperação na área dos transportes e comunicações, tendo sido estabelecido um plano de actividades com a visita de hoje de António Mendonça.
Portugal, afirmou António Mendonça, poderá apoiar na modernização das infra-estruturas de transporte marítimo, nas modalidades intermodais dos transportes rodoviários e no combate à sinistralidade nas estradas. Também deverá, continuou, apoiar o país na recuperação e modernização de infra-estruturas ferroviárias, podendo a EMEF - Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário produzir vagões para Moçambique, ou mesmo fazer esses vagões na antiga colónia portuguesa.
No encontro entre os dois governantes foram ainda discutidas parcerias na área da aviação civil e na da indústria naval. Os financiamentos, segundo António Mendonça, decorrem das linhas de crédito que existem entre Portugal e Moçambique.
Paulo Zucula lembrou que a cooperação entre os dois Ministérios já existe há alguns anos e que para o Governo de Moçambique a prioridade é a gestão portuária e a indústria naval, na área da formação.
Fonte: Cargo News

Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES