quarta-feira, 8 de setembro de 2010

MOÇAMBIQUE - NOTICIAS


O porto de Maputo, em Moçambique, vai receber investimentos estimados em 800 milhões de dólares ao longo dos próximos cinco anos, afirmou Dave Rennie, o presidente da empresa sul-africana Grindrod Freight Services. Rennie adiantou que o grupo de navegação Grindrod será responsável por 40 por cento daquele montante.
O presidente deste importante grupo sul-africano, Alan Olivier, afirmou que há falta de infra-estruturas para suportar os mercados de matérias-primas, avançando que a decisão de investir surge na sequência da Companhia de Desenvolvimento do Porto de Maputo, em que a Grindrod tem uma participação de 25 por cento, ter visto o período da concessão ser alargado até 2033 com uma opção adicional de mais 10 anos.
Os planos mais imediatos de expansão incluem a dragagem do porto dos actuais 9,4 metros para 11 metros a fim de permitir a receção dos navios Panamax, que permitirão aumentar a competitividade do porto em termos de carga a granel e contentorizada. Os trabalhos de dragagem começarão no início de 2011.
Oliver revelou ainda que o alargamento da subconcessão da Grindrod do terminal de carvão de Maputo para 2043 está aprovado, juntamente com um acordo para aumentar a atual capacidade de 6 milhões de toneladas por ano para entre 16 milhões a 25 milhões de toneladas por ano em 2013.
Os novos termos do acordo de concessão atribuíram ainda à Grindrod terreno adicional que será precisamente utilizado na expansão do terminal.
O presidente do grupo sul-africano adiantou ter chegado a acordo com a empresa estatal Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique e com o seu parceiro Dubai Port World para o desenvolvimento conjunto de um depósito de contentores adjacente ao porto de Maputo, cuja primeira fase deverá ficar concluída em junho de 2011
Fonte: Cargo News

Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES