terça-feira, 24 de maio de 2011

JUP - JANELA ÚNICA PORTUÁRIA (1)

JUP ( 1)
Janela Única Portuária

Caros Amigos.
Vários colegas de profissão me pediram para explicar melhor todo o processo desta plataforma electrónica aplicada ao shipping.
Assim favor notar:

A JUPJanela Única Portuária é uma plataforma electrónica que implementa o conceito de balcão único virtual, isto é, o ponto único de contacto no porto onde os agentes económicos entregam a informação em formato electrónico e esta flui para todas as entidades relacionadas, salvaguardando todos os requisitos de segurança e confidencialidade da informação.
A JUP foi desenvolvida em conjunto pelos portos de Leixões, Lisboa e Sines, no âmbito do projecto Pcom-Plataforma Comum Portuária e em articulação dom o SDS-Sistema de Declarações Sumárias da Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre Consumo e entrou oficialmente em funcionamento em Janeiro de 2008,tendo sido dispensada a obrigatoriedade da entrega do documentação em papel. Esta plataforma centralizadora é um instrumento muito importante para a eficiência colectiva do porto. Exercendo a sua função de intermediário de informação portuária, disponibiiza todos os fluxos informacionais referentes ao despacho de navios e mercadorias, como procedimentos simplificados e harmonizados, envolvendo todos os actores públicos e privados que prestam serviços nos portos.

(Continua...)

2 comentários:

Leunam Max disse...

Ola amigo José, por acaso ate eu já fiz a pergunta a mim mesmo sobre o que significa JUP... valeu a dica, saio daqui mais esclarecido. Grande abraço.

JOSÉ MODESTO disse...

Amigo Leuman Max.
Obrigado pelo seu primeiro comentário neste meu blogue,este blogue é seu também.
Esteja atento ao próximo texto, será um total de 3 exemplificando o que é a JUP.

Saudações Marítimas
José Modesto

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES