sexta-feira, 11 de novembro de 2011

MAR - ARTIGO DE OPINIÃO


Artigo Original publicado hoje no Jornal de Matosinhos
MAR
“AQUI AO LEME
SOU MAIS DO QUE EU:
SOU UM POVO
QUE QUER O MAR QUE É TEU”
Fernando Pessoa.

Caros Amigos.
Sou claramente um amante do Mar, do Shipping, o Mar é imenso e é de todos nós.
Não tenhamos dúvidas, o Mar constitui um elemento sempre presente na vida e na história de todos nós, de todos os Portugueses...
Por Mares nunca antes navegados...
Portugal é de facto um território estratégico nas industrias ligadas ao mar, a capacidade dos nossos portos gerar riqueza tem sido enorme.
A história sublinha que os nossos navegadores foram extremamente ambiciosos nas épocas passadas e nas descobertas de novos mundos, passamos
ainda além da Taprobana...
Não tenhamos dúvidas, no passado não muito distante, tivemos uma frota invejavél, eramos aquilo que vulgarmente dizemos: “Eramos os maiores”.
O ordenamento da plataforma continental, a extenção da mesma, faz com que os Portos Portugueses começam a ter forte impacto na área do shipping.
Os nossos portos, todos eles recebem navios dos maiores armadores mundiais, a rápida globalização revelou a todos nós Portugueses os efeitos que
o Comércio Internacional está a produzir e do qual os Portugueses foram no passado os principais impulsionadores.
A industria do turismo de cruzeiros é uma realidade, o Porto de Leixões bem como os outros portos Portugueses recebem quase diariamente centenas de
Turistas que vêm no nosso país a oportunidade de apreciarem a nossa rica gastronomia, os nossos vinhos, o nosso património, a nossa história.
Caros Amigos.
Permitam-me lançar um “Alerta Repto” aos nossos empresários: Apostem no mar, em qualquer zona do nosso país: Norte-Centro-Sul, os nossos Portos estão aptos a receberem as vossas mercadorias e os nossos armadores que nos escalam, colocarem num espaço curto-rápido e eficaz as vossas mercadorias em qualquer parte do Mundo.
Nos tempos de crise que o país atravessa, eu não tenho dúvidas, a aposta passa pelas nossas Exportações, passa pelos nossos portos.
O Mar Português é sempre cantado por poetas...

“As armas e os barões assinalados,
Que da ocidental praia Lusitana,
Por mares nunca de antes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana,
Em perigos e guerras esforçados,
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo Reino, que tanto sublimaram”
Luís Vaz de Camões.

Até para a semana, caros Amigos,  sempre e com o nosso Mar por perto.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES