segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A.P.D.L.-ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DOURO E LEIXÕES

2011 foi o ano de quase todos os recordes em Leixões. No ano passado, o porto nortenho movimentou 16,4 milhões de toneladas, superando o anterior máximo (15,6 milhões), registado em 2008.

Confirmando a recuperação iniciada em 2010, o porto de Leixões conseguiu crescer mais 12%, alavancado pelo aumento de 30% nas cargas, que ascenderam aos 5,8 milhões de toneladas. As descargas avançaram ainda 4% para os 10,6 milhões.

Todos os tipos de carga (à excepção do ro-ro) contribuíram para o recorde absoluto de Leixões no ano passado. A carga fraccionada cresceu 56%, para lá das 928 mil toneladas, sendo preciso recuar até 1998 para encontrar um registo melhor (1,3 milhões de toneladas).

Os granéis sólidos avançaram 12%, para os 2,5 milhões de toneladas, o melhor resultado de sempre. E os granéis líquidos também cresceram 12&, para os 7,5 milhões de toneladas (em 2008, foram 8,1 milhões).

A carga contentorizada também fixou um novo recorde, com 5,4 milhões de toneladas movimentadas (mais 8% em termos homólogos). Nos contentores, o ano ficou ainda marcado pela superação da barreira dos 500 mil TEU.

No ano findo, o número de navios que escalaram Leixões aumentou apenas 2%, mas a tonelagem bruta cresceu 10%. Mais navios, mas sobretudo maiores navios, consequência da melhoria das acessibilidades marítimas, mas também do efeito “cascata” causado pela entrada no mercado mundial de navios de cada vez maiores dimensões.

Em Dezembro, Leixões processou 1,6 milhões de toneladas, o que representou um crescimento de 24% relativamente ao realizado no último mês de 2010.

2 comentários:

VMF disse...

Boas noticias, numa altura em que so se fala de crise vive-se no norte e particularmente na zona do Porto um clima de que ha mais movimento no porto de Leixoes e mais turistas a chegar em navios de cruzeiro

Abraco

Augusto disse...

È por isso que andam filados lá por Lisboa,andam aflitos para juntar o nosso lucro para atenuar o prejuízo deles que estão perto dos Ministérios.Não sei se valerá a pena o esforço para depois meterem tudo no mesmo saco.Dou razão a Rui Moreira!

Saudações portuárias.

Augusto

Arquivo do blogue

PORTO DE LEIXÕES

PORTO DE LEIXÕES